Cálculo de Bexiga

bexiga

A maioria dos cálculos da bexiga é formado neste órgão, mas também podem chegar  a bexiga através do ureter. Normalmente o cálculo vesical é formado em virtude de estase da urina na bexiga causada pelo aumento prostático, estenose (estreitamento) da uretra, presença de corpo estranho ou por mau funcionamento da bexiga. Todas estas patologias causam dificuldade no esvaziamento da bexiga gerando uma micção inadequada e um resíduo miccional elevado. Isto leva a aglomeração de minerais na bexiga com conseqüente formação dos cálculos.

Sintomas

Os sintomas mais comuns são disúria (ardência ao urinar), diminuição do jato urinário, infecções do trato urinário, retenção urinaria intermitente, dor no abdome e hematúria (sangramento na urina)

Dependendo do tamanho do cálculo podemos ter uma conduta expectante aguardando a eliminação espontânea. Quando o cálculo causa sintomas não controlados ou não possui tamanho para ser eliminado devemos tratá-lo cirurgicamente. A cistolitotripsia (fragmentação endoscópica) é realizada com auxílio de  aparelho que fragmenta o cálculo de forma Ultrasônica, Balística ou a Laser. Em alguns casos pode- se optar pela cirurgia convencional aberta, onde é realizada uma pequena incisão no abdome inferior para a retirada do cálculo.

É de extrema importância realizar o tratamento da causa da formação do cálculo com o intuito de evitar a recidiva da patologia.

Pós-operatório

As cirurgias para o cálculo vesical (de bexiga) têm baixo potencial de morbidade, levando o paciente a ter alta hospitalar precoce. Quando se trata a patologia que levou a formação do cálculo simultaneamente, o pós-operatório é relativo ao tratamento do fator causal.

•Hematúria (sangramento na urina)

• Fístula vesico-cutânea

• Infecção

•Sintomas do trato urinário baixo

OBS: Este site não tem o objetivo de substituir uma consulta médica. Procure um urologista.