Home
Currículo
Patologias
Neuromodulação
Material de Apoio
Contato
Atendimento
Dr. Mauro França Jr.
Urologia
Neuromodulação


 

Neuromodulação Sacral de S3 (InterStim®)

        Modalidade de tratamento aprovada e liberada pelo FDA (Foods and Drogs Administration) em 1997 nos Estados Unidos que desde então é utilizada em todo o mundo. Esta terapia é indicada para os casos de Urge-Incontinência e Urge-Frequência que não tiveram resposta adequada aos tratamentos convencionais: Mudança de Hábitos, Fisioterapia e Medicamentos. Também é indicada nos casos de retenção urinária sem fator obstrutivo e ainda pode ser utilizada como tratamento alternativo na síndrome da dor pélvica crônica.

        O tratamento consiste em implantar um eletrodo através de uma punção percutânea ao lado da raiz nervosa sacral de S3. Este eletrodo conectado a um gerador de pulso tem como objetivo modular a interação entre esfíncter uretral, musculatura pélvica e bexiga.

                                                                 
                                                                   Fig.1 Inserção do eletrodo quadripolar na raiz de S3


        A seleção dos pacientes para o implante do dispositivo deve ser feita de forma criteriosa em busca de melhores resultados. O tratamento possui duas fases: a primeira é uma fase de teste que dura entre 7 e 14 dias. Nesta fase um gerador de pulso externo é conectado ao eletrodo e a resposta de cada paciente é avaliada detalhadamente. Nos pacientes em que se obtém melhora nos sintomas em percentual maior que 50% há indicação para prosseguir à segunda fase. Nesta segunda etapa implanta-se no subcutâneo de uma das nádegas um gerador de pulso interno.

        Ressalte-se que em caso de resposta inadequada na primeira fase (teste) o tratamento deve ser interrompido. 

                                                 
                                                  Fig.2 Estimulador externo. Usado na fase de teste.


                                                    
                                                 Fig.3  Estimulador interno. Implantado no Subcutâneo

        Em média 60% dos pacientes que iniciam o tratamento avançam para a segunda fase. A taxa de sucesso varia entre 60 e 90% nos paciente que foram submetidos ao implante do gerador interno. O procedimento é considerado minimamente invasivo, possui segurança e eficácia comprovadas e mantém sua taxa de sucesso ao longo do tempo. O gerador de pulso interno tem meia vida entre 5 e 8 anos e deve ser trocado após este período.

        Mundialmente cresce cada vez mais o número de pacientes submetidos a este tratamento (cerca de 75.000 pessoas), entretanto, no Brasil esta terapia ainda é pouco difundida em razão do elevado custo do material  e pelo fato de poucos médicos serem  habilitados a realizar o procedimento.  


                                                       
                                       Fig.4   O dispositivo funciona como um marca-passo da Bexiga.

        A internação, normalmente, dura um dia e no momento da alta o dispositivo já pode ser acionado.

        Contraindicações: Pacientes que precisam realizar Ressonância Nuclear Magnética e aqueles com dificuldade de manusear o controle do estimulador não poderão ser submetidos a este tratamento.

Complicações:

• Infecção

•Dor no local do eletrodo

•Dor no local do gerador de pulso

• Perda da eficácia.

Conclusão

          Este tratamento tem como objetivo promover melhora na qualidade de vida dos pacientes.

        Este procedimento possui eficácia de aproximadamente 80% e somente é indicado para casos refratários a tratamentos convencionais.  

        O Dr. Mauro França Jr. É o primeiro urologista do Rio de Janeiro habilitado para o implante do Neuromodulador Sacral (InterStim®) tendo realizado seu treinamento na Universidade de Michigan - Ann Arbor - EUA.

OBS: Este site não tem o objetivo de substituir uma consulta médica. Procure um urologista.


 


HomeCurrículoPatologiasNeuromodulaçãoMaterial de ApoioContatoAtendimento
Rio de Janeiro - CRM 52- 79476-7